Inteligência Relacional…

Olá Pessoal!

Eu hoje quero escrever sobre um tema que está me consumindo… estou apaixonada… algo que sempre sonhei ter como pulverizado… afinal de conta eu tenho o blog que fala de conhecimento do eu… certo?

E ai o que será essa tal de inteligência relacional que foi o tema da capa da revista Você S/A deste mês inclusive; que fez e está fazendo vários profissionais de RH, Coaches pararem para ler – inclusive eu!?

Segundo a capa da revista: “a habilidade de mobilizar pessoas e recursos em prol de um objetivo comum potencializando a criatividade, a inovação e a geração de resultados acima da média… a competência mais revolucionária desde a descoberta da inteligência emocional.”

Vocês concordam que para atingir a inteligência relacional eu tenho de me relacionar com as pessoas? Que devo construir um relacionamento saudável e maduro? Vocês acham isso fácil no momento que vivemos de tanta individualidade, competição, brigas por egos? Concordam que sempre esperamos do outro para termos um bom relacionamento, sempre o outro que não ajuda, que não faz o que eu esperava, o que combinamos? Será que combinamos exatamente assim, ou será que eu combinei algo que não foi exatamente como pensei, quantas vezes construímos relacionamentos sem respeito, por tolerância, com manipulação, por ciúmes, etc?

Como eu vou me relacionar bem com o outro se eu não me relaciono bem comigo mesmo, tenho tanta fragilidade, mania de perseguição, ciúmes, etc… Eu não erro! quantas vezes ouvimos isso do nosso subconsciente? Quantas vezes?

E agora? Como é doloroso olhar para dentro? Dói ver que sou frágil, que cometo erros, que tenho limitações, que não domino o mundo, que não sou o sabichão que eu imaginava? Como é cruel, e sempre vai ser dolorido quando eu não quero me ver, me autoconhecer, conhecer o meu eu, o meu verdadeiro eu; conhecer que tenho limitações, fragilidades, imperfeições.

Ops! Vamos mudar de assunto que eu quero falar do que eu sou bom, para somar com o seu melhor??? Nada disso! Eu preciso, você precisa evoluir para ter relacionamentos saudáveis, maduros, duradouros e que me façam e te façam crescer em todos os ângulos na vida – pessoal ou profissional, você sabia que muitos casamentos terminam por falta de respeito? Por brigas que indicam os pontos de imperfeição do outro? Afinal de contas o errado é sempre o outro e não eu!

Parem e reflitam quantas vezes a sua imperfeição te sabotou e fez você perder algo valioso – como por exemplo o seu par que era tão perfeito, uma promoção que você tanto batalhou e sonhou, uma premiação, etc… quantas vezes você andou se sabotando por não querer trabalhar suas imperfeições, ou até mesmo se autoconhecer?

Pessoal é impossível vivermos sozinhos, sempre vamos precisar nos relacionar seja na vida pessoal ou profissional, e não seria tão melhor se estes relacionamentos fossem baseados em respeito, confiança, liberdade, compreensão, amor? Mas… para isso precisamos nos aceitar, nos compreender, conhecer a nossa essência… afinal de contas as grandes mudanças devem começar por nós mesmos, de dentro para fora, de como estamos vendo, sentindo e passando as coisas….

Construir um ambiente agradável depende de termos pessoas positivas, felizes, realizadas, bem resolvidas, autoconfiantes…

Esse tema tem tanto para explorar…. vamos continuar em novos posts breve, breve… 😉

Até!

beijos e vamos nos permitir nos conhecermos, conhecermos nossas limitações, nossas fragilidades, olhar para dentro, para a essência do meu EU! ADORO!