Tempos de pandemia, home office… vida profissional, familiar, com amigos, universo virtual…

Já se passaram alguns meses que comecei a fazer home office, full time, tivemos um retorno que rapidamente foi interrompido e assim vivemos no universo de reuniões por vídeo, tantas vídeo chamadas, chamadas por infinitos aplicativos…

Eu sinto tanta falta de ouvir historias no transporte público, eu sinto tanta falta de ver a infinidade de gente na rua, no transporte, ver os colegas de trabalho, receber para reuniões, almoços de negócios, com amigos, as pausas para um café na sala de descompressão, caminhar pela empresa, ir ao encontro do time de finanças, dos nossos lanches, das nossas reuniões apertadas na minha sala, das risadas, das conversas cabeças, das trocas, dos momentos de reflexão para buscarmos soluções, até das nossas horas estendidas para entrega de algum projeto, dos lanches…

Eu sinto falta das viagens de barca que assistia filmes, séries, lia livros, artigos, jornais, atualizava alguns grupos de whatsapp, conversava com amigos, me atualizava nas redes sociais, atualizava as minhas, escrevia aqui…

Eu tenho saudades de tempos que só ouvia, ouvia infinitas vozes, ouvia vozes amigas, recebia abraços carinhosos de amigos de longa data, dos mais recentes…

Saudades…. uma palavra que muitos devem ter na sua rotina….

Eu tenho bons momentos da pandemia também… eu passei a respirar 100% a minha família, e descobri que sou completamente apaixonada por eles, que convivo bem com as imperfeições deles e eles também com as minhas, que sou capaz de fazer comida saudável e saborosa, que sou capaz de equilibrar varias atividades e atender todos, só me organizar…

Aprendi a reconhecer e apoiar um excelente trabalho em equipe virtual, apesar de preferir o presencial 100%! Aprendi a trabalhar em casa, aprendi a colocar limites, aprendi a ter concentração, equilíbrio, disciplina…

Criei ambiente para me manter afastada do todo, e me concentrar no necessário, aprendi a me impor e impor limites ao próximo.

Reforcei meu conceito de inspirar pessoas sendo exemplo, aprendi a delegar muito mais, aprendi ou reaprendi a ser desapegada, reaprendi a respeitar o tempo do outro, pois presencialmente, olho no olho sempre será mais fácil de entender, mas agora a voz, a escuta tem de passar/reconhecer – ter essa percepção….

Por ser uma pessoa mais desapegada, mais desconectada de algumas necessidades de atenção e para alguns uma pessoa “fria”, preciso sempre rever alguns comportamentos, pois se presencialmente o outro já deseja atenção, com todo este momento mais atenção eles podem necessitar… e confesso que não sou assim, sou muito tranquila em confiança (autoconfiança), assim tenho muita dificuldade em lidar com pessoas que possuem baixa autoestima, que sejam desconfiadas, inseguras… o famoso: – delicado sentir aonde o sapato do outro aperta, se neste ambiente não sou assim… sem falar na ansiedade que muitos sofrem, saber esperar hoje é uma das maiores virtudes do ser humano, pois muitos acham que por estar em casa a todo momento você deve estar disponível, pronta para atendimento e ter todas as respostas prontas e com máxima qualidade.

E também estou aprendendo a lidar com as maldades de universo virtual, a falta de empatia e o pré-julgamento ou até julgamentos por si e não respeitando, reconhecendo o outro…

Estou aprendendo a receber as criticas de pessoas que não me conhecem e amam julgar, apesar de se acharem senhores da razão….

Estou aprendendo que com a pandemia o mundo ganhou muitos juízes, muitas pessoas querem julgar o mundo, o universo…, mas ninguém “quer olhar o próprio umbigo”, eu até tenho uma teoria para isso, mas confesso que me cansa e prefiro passar…

Falando em julgamentos, quem por ai já saiu sem máscara, pois simplesmente esqueceu do novo acessório? E como foi julgado?!?! AFF, me senti como uma assassina em série; mas por outro lado, sorte a minha que na portaria do meu prédio sempre tem máscara descartável para nos salvar!

Ah, tem horas que vocês possuem a impressão que o mundo com a pandemia ficou mais agressivo? Confesso que tenho medo quando esses juízes, com tantas verdades, bons modos, bons comportamentos, tão politicamente corretos voltarem a ser livres…. imagina o monte de gente querendo colocar o dedo na cara do outro? AFF, que “meda”!

Confesso que no inicio achávamos que o ser humano iria evoluir, já que teria de conviver consigo mesmo por mais tempo, teria de enfrentar seus medos, se reconhecer, encarrar seu lado sombrio, pois assim que evoluímos, quando encaramos que somos tão imperfeitos, que temos tantas sombras, que somos errados em tantas coisas, e que ajudar ao próximo pode nos tornar pessoas melhores, estar pronto para ouvir, ser grato, colaborar, pode nos fazer pessoas melhores!

Quantas vezes no lugar de fazer um post em redes sociais agressivo, você pensou duas vezes e fez um para apoiar uma causa, para ajudar alguém a ganhar um dinheirinho, repostando seus produtos, por exemplo; ou fez um post para ajudar uma campanha, ajudar a se exercitarem, para apoiar leitura? Você pode fazer post construtivo no lugar de destrutivo e passar a mensagem que deseja! 😉

Por outro lado, eu sou muito grata por ter amigos maravilhosos, que semeiam o bem, tenho amigos que divulgam as listas de livros que a Amazon libera diariamente para leitura gratuita com dicas que quais são os melhores, tenho grupo de amigos que divulgam aulas online, medição online, cursos para aperfeiçoamento e tudo free, que divulgam trabalhos manuais, pequenos empresários, empreendedores, dicas de alimentação saudáveis, vida saudável, etc.

Outros fazem posts de como se cuidar melhor, manter autoestima elevada, da importância de cuidar da saúde como um todo, tantos amigos que com a pandemia acharam o caminho do esporte, tantos! 😀 Muitos radicalizaram suas vidas, para hoje serem exemplos de saúde mental e física! Muitos se reinventaram para atividades ao ar livre, para buscarem alternativas as suas atividades de lazer, ao happy hour, as viagens maravilhosas que faziam de tempos em tempos.

Ah, por aqui, nós criamos ao menos uma vez por semana o dia do vinho, aonde sentamos, tomamos vinho (o nosso rapaz toma suco de uva ou mate), comemos petiscos que combinam (queijos, pães – de fermentação diferenciada, caldos, etc), ouvimos música, dançamos, conversamos sobre nossas memorias afetivas, sobre novidades, descobertas, e assim vamos construindo momentos mágicos em família, memorias afetivas que ficarão para sempre.

Criamos e recriamos oportunidades de estarmos saudáveis, em família, de apoiarmos campanhas, criarmos olhares positivos, engajamento em bons projetos, apoiarmos os pequenos empresários da região, apoiarmos atividades ao ar livre, apoiarmos e incentivarmos a leitura, assistir filmes e séries com oportunidades de aprendizado, aproveitar horas livres para estudar, criar e recriar oportunidades de ser uma pessoa melhor, ser um semeador do bem, um incentivador de espalhar boas atitudes, atitudes positivas, pensamentos positivos. Faça por bons exemplos, seja menos juiz e mais ação!

Gratidão aos meus melhores exemplos de ser quem sou, afinal de conta já dizia vovó, que ser bom, junte-se aos melhores, tenha ao seu lado os melhores, se inspire nos melhores!

Boa plantação queridxs!

Até o próximo! 😉

Deixe um comentário